Mais dicas para fazer o seu intercâmbio dar certo! Devido ao sucesso do último post sobre o tema, estou repetindo a dose. Fiquei bastante surpresa pelo interesse de vocês sobre intercâmbio e viagens – e ao mesmo tempo muito feliz. Espero que as minhas dicas aqui ajudem vocês a viajarem mais tranquilos e façam vocês aproveitarem mais. =)

– Saia da zona de conforto:

Quando você chegar será muita novidade ao mesmo tempo. Demora um pouco até a sensação de estranhamento passar. E demora um pouco mais até você começar a reconhecer os lugares, como chegar e se localizar – no meu caso, ainda estou trabalhando nisso. Só pra vocês saberem, quando eu quase não falava inglês, acabei me acomodando por um tempo e deixando os outros falarem por mim. Então, eu digo por experiência própria: não se acomodem. Desafiem-se todos os dias a falarem mais e mais a língua nativa. E o mais importante: você é bilíngue. Saiba valorizar os seus esforços. Não importa se você comete erros falando inglês, espanhol ou chinês. Você foi alfabetizado em português, qualquer coisa além disso é mérito seu. Eu sempre penso comigo mesma: quão bom é o idioma de uma criança de quase  2 anos? Então o que me faz pensar que vou arrasar na língua nativa assim que eu chegar? Paciência realmente é uma virtude. Mas também saia da zona de conforto porque depende só de você. Então vá aos encontros que a agência proporciona, aproveite a sala de aula para conhecer outras culturas e praticar a conversação, participe dos churrascos e happy hours. Não pense que só por ter saído do Brasil automaticamente você vai aprender outro idioma. Existem brasileiros espalhados pelo mundo todo. Então é fácil, e eu já vi acontecer, muitos brasileiros chegarem e se envolverem somente com brasileiros e não crescerem no idioma tanto quanto possível. Meio que um desperdício de intercâmbio, não? Afinal, qual é o propósito do teu intercâmbio? 

– Socialize:

Aproveite que você vai tomar cerveja de um jeito ou de outro e use esse lado social pra tornar melhor o seu intercâmbio. Faça amizade com os gringos. Aprenda sobre a cultura do lugar onde você está. Ensine sobre a sua cultura. Não fique somente nas rodinhas dos brasileiros só porque a comunicação é mais fácil. Procure e aceite os produtos e marcas tradicionais no mercado nativo. Conhecer os hábitos alimentares, esportivos e de entretenimento será fundamental pra você começar a se sentir em casa, sua nova casa. Então assista ao jornal local, leia os informativos que entregam na rua e veja os anúncios nos murais da escola. Informe-se sobre os eventos da cidade, o que tem pra fazer, passeios diurnos e noturnos. Aproveite que agora tudo é novidade e converse com os atendentes das lojas e cafés. Seja simpático e, dessa maneira, descubra as curiosidades locais. Envolva-se com o lugar onde você está e assuma a sua mais nova característica: a de explorador.

Fazer um intercâmbio é muito mais do que sobreviver em um outro país. Fazer um intercâmbio é se encantar com o novo e deixar o desconhecido te surpreender a todo momento. É estar pronto para ser desafiado durante as tarefas simples do dia a dia. É uma eterna disputa entre o estranhamento e o deslumbramento. Faça um intercâmbio se você tem vontade de reconhecer o quão grande o mundo é . Faça um intercâmbio se o seu lado explorador for maior do que o seu lado cômodo. Aproveito pra me deixar a disposição para qualquer duvida que possa surgir. Quero saber os seus planos e pra onde você tem vontade de ir. E então, me conta?

Aquela que fez da escrita o próprio divã. Crítica da vida alheia nas horas vagas. Curte um bom texto, vinho e jogar conversa fora. É viciada em paçoca e risadas. Tem coração bobo, cabelo pintado e desastres acumulados na cozinha. Atualmente mora em Sydney – Austrália.

13 comments on “Mais dicas para fazer o seu intercâmbio dar certo”

  1. ótimo post, fala mais *.*
    Pretendo fazer uma viagem internacional na minha lua de mel, mas ainda não decidimos para onde, lugar que tenho vontade de ir não falta né ? Mas tem que caber no orçamento tbm ts, beijos.

  2. Excelentes dicas! Eu gostaria de deixar uma aqui também, se você quer fazer intercâmbio mas ainda não tem tempo ou recursos, a http://www.onthewayschool.com/ oferece um final de semana incrível em um chácara, no interior de Campinas, onde é realizado mais de 24h de imersão em inglês com nativos de países da Europa. Visite o site do centro de treinamento e descubra que também é possível praticar seu inglês com os ¨gringos¨ sem sair do Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *