Mais dicas para fazer o seu intercâmbio dar certo! Devido ao sucesso do último post sobre o tema, estou repetindo a dose. Fiquei bastante surpresa pelo interesse de vocês sobre intercâmbio e viagens – e ao mesmo tempo muito feliz. Espero que as minhas dicas aqui ajudem vocês a viajarem mais tranquilos e façam vocês aproveitarem mais. =)

– Saia da zona de conforto:

Quando você chegar será muita novidade ao mesmo tempo. Demora um pouco até a sensação de estranhamento passar. E demora um pouco mais até você começar a reconhecer os lugares, como chegar e se localizar – no meu caso, ainda estou trabalhando nisso. Só pra vocês saberem, quando eu quase não falava inglês, acabei me acomodando por um tempo e deixando os outros falarem por mim. Então, eu digo por experiência própria: não se acomodem. Desafiem-se todos os dias a falarem mais e mais a língua nativa. E o mais importante: você é bilíngue. Saiba valorizar os seus esforços. Não importa se você comete erros falando inglês, espanhol ou chinês. Você foi alfabetizado em português, qualquer coisa além disso é mérito seu. Eu sempre penso comigo mesma: quão bom é o idioma de uma criança de quase  2 anos? Então o que me faz pensar que vou arrasar na língua nativa assim que eu chegar? Paciência realmente é uma virtude. Mas também saia da zona de conforto porque depende só de você. Então vá aos encontros que a agência proporciona, aproveite a sala de aula para conhecer outras culturas e praticar a conversação, participe dos churrascos e happy hours. Não pense que só por ter saído do Brasil automaticamente você vai aprender outro idioma. Existem brasileiros espalhados pelo mundo todo. Então é fácil, e eu já vi acontecer, muitos brasileiros chegarem e se envolverem somente com brasileiros e não crescerem no idioma tanto quanto possível. Meio que um desperdício de intercâmbio, não? Afinal, qual é o propósito do teu intercâmbio? 

– Socialize:

Aproveite que você vai tomar cerveja de um jeito ou de outro e use esse lado social pra tornar melhor o seu intercâmbio. Faça amizade com os gringos. Aprenda sobre a cultura do lugar onde você está. Ensine sobre a sua cultura. Não fique somente nas rodinhas dos brasileiros só porque a comunicação é mais fácil. Procure e aceite os produtos e marcas tradicionais no mercado nativo. Conhecer os hábitos alimentares, esportivos e de entretenimento será fundamental pra você começar a se sentir em casa, sua nova casa. Então assista ao jornal local, leia os informativos que entregam na rua e veja os anúncios nos murais da escola. Informe-se sobre os eventos da cidade, o que tem pra fazer, passeios diurnos e noturnos. Aproveite que agora tudo é novidade e converse com os atendentes das lojas e cafés. Seja simpático e, dessa maneira, descubra as curiosidades locais. Envolva-se com o lugar onde você está e assuma a sua mais nova característica: a de explorador.

Fazer um intercâmbio é muito mais do que sobreviver em um outro país. Fazer um intercâmbio é se encantar com o novo e deixar o desconhecido te surpreender a todo momento. É estar pronto para ser desafiado durante as tarefas simples do dia a dia. É uma eterna disputa entre o estranhamento e o deslumbramento. Faça um intercâmbio se você tem vontade de reconhecer o quão grande o mundo é . Faça um intercâmbio se o seu lado explorador for maior do que o seu lado cômodo. Aproveito pra me deixar a disposição para qualquer duvida que possa surgir. Quero saber os seus planos e pra onde você tem vontade de ir. E então, me conta?