O humor de uma pessoa é inversamente proporcional a sua capacidade de lidar com os fatos trágicos do seu dia. E preste bem atenção: qualquer motivo de estar tendo um dia ruim não é suficiente para deixar o dia dos que estão a sua volta do mesmo jeito.

O segredo é nunca exaltar e dizer: “Não tem como ficar pior!”. Acredite, não que eu seja muito experiente, mas sempre tem como piorar as coisas. E se já está ruim mesmo, então tome uma cerveja ou coma um chocolate. Tudo indica que amanhã será melhor.

Veja bem, eu disse tudo indica. Isso não necessariamente quer dizer que irá ser melhor. Então se você acordar no dia seguinte e não sentir o seu humor lá dos melhores, desconfie. Use sempre o seu senso crítico, se já acordou ruim tenha certeza de que a chance de piorar é muito maior do que a de melhorar.

Não que eu seja pessimista, mas a maioria das vezes em que alguém acorda com um humor mais pra lá do que pra cá, as coisas simples parecem enormes. O trânsito parece pior, o café mais frio, o salário menor e o serviço maior.

É claro que tudo isso é possível, mas evite pensar assim. Não, não fique atento ao relógio. Isso só fará o seu dia ruim demorar mais ainda para passar. Não, não resolva fazer um serviço mal feito devido ao seu mau humor. Isso não o fará se sentir melhor, muito pelo contrário.

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de fazer isso.

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de fazer isso.

Até em dias normais você pode se atrasar, até em dias normais você pode esquecer o seu filho na escola, até em dias normais você pode não ter vontade de cozinhar. Mas nunca em dias normais abrimos mão da cerveja e do chocolate.

Então, a receita não é de família mas é infalível. Qualquer dia ruim é curado com pensamento positivo. Ok, quem eu quero enganar? Qualquer dia ruim é curado, de um jeito ou de outro. Os dias vão passar e tudo melhora. E se você for sortudo mesmo, nem vai precisar de “dias” no plural.

O ponto é: enquanto não chega o dia da abolição do mau humor e de dias ruins, vai levando com cerveja e chocolate. E acima de tudo, preste atenção, nunca diga “não tem como ficar pior!”.