Lewis Thomas uma vez falou “Somos educados para errar e codificados para cometer erros”. Eu discordo, realmente acredito que essa é a única forma de aprendizado. Mas então porque é tão difícil nos permitirmos errar?

Desde quando está imposto que você será perfeito em tempo integral e que você não poderá extrapolar ás vezes? Francamente falando acho isso uma palhaçada. Ninguém conseguirá não errar o tempo todo, agradar todas as pessoas e de quebra ainda ser feliz.

De vez em quando será necessário você cair, falar uma besteira, enviar um e-mail errado ou dar uma mancada no serviço. Mas notem, eu falei de vez em quando. Acho que quando persistimos no erro não é burrice e sim falta de vontade.

Os erros vem da mesma maneira que os acertos, vai de você escolher em qual time vai ficar. E contrariando Lewis Thomas, não nós não somos educados para o erro. Muito pelo contrário, a pressão maior sempre foi para acertar.

Acredito que seja necessário existir um equilíbrio. Se tudo fosse bom para todos, se tudo ocorresse definitivamente bem para todo mundo como seria? Além de chato seria impossível. Primeiro porque somos incompatíveis, ninguém quer as mesmas coisas. Depois porque ninguém melhoraria. Você seria um padrão e nada mais.

Padrão? Mas estamos falando de erros? Ah sim, veja bem caro leitor, independente do que você faça tenha consciência que você sempre será medido pelos seus erros. Então eu realmente acredito que somos educados para acertar, os erros fazem parte do caminho.