Acho que descobri porque os clipes musicais usam tantas cenas de colegiais e formaturas: para nos passar nostalgia. Você se sente baleado por lembrar o tempo da escola, os amigos e a melhor fase da vida.

Você está assistindo TV e de repente você vê americanas com aquele famoso uniforme de colegial ou então um grupo de jovens lançando o chapeuzinho de formatura (capelo) para cima. Aí você lembra o quanto passou. Desde as brincadeiras até a fase rebelde, desde o primeiro beijo até a primeira vez.

A recordação não é tão ruim quanto parece, mas faz você se sentir um pouco sentimental – algo que você não sentia há tempos. Você lembra o quanto futuro tinha pela frente e todos os seus ideais.

Não lembro quem, mas uma vez foi dito “amizades de infância são feitas na infância”. E é isso que te fere. Você sabe que as coisas não tem o mesmo valor e a mesma graça de antes. É isso que te faz entender aquele incômodo no peito que você sentiu quando viu as cenas de formatura no clipe musical.

Você finalmente amadureceu e entendeu que a parte da ingenuidade e falta de compromisso passou. Você virou adulto e muitas crianças te chamam de “tio” mesmo sem você se lembrar de ter envelhecido tanto.

Calma, você não envelheceu tudo isso. Acontece que tudo passou muito depressa, tão rápido quanto um trem bala. É claro que na época você não imaginaria que seria assim.

Quando finalizamos uma fase da nossa vida temos a ilusão de estarmos no controle. Ou pelo menos na fase de estudante temos a visão de controle total do universo. Aí vem uma tal de “vida” e te mostra que não é bem assim.

Que saudades da Turma da Mônica!

Que saudades da Turma da Mônica!

Pelo tempo do videoclipe você deseja voltar aos tempos de estudante, você quer voltar ao segundo grau e fazer diferente. E enquanto dura a música você pensa em ligar para os colegas ou talvez mandar um e-mail. Você tem curiosidade de saber se mais alguém se sente como você.

Aí acontece que a música para e o videoclipe acaba, da mesma maneira acontece com tudo o que você sentiu até agora. Toda a vontade de rever os velhos tempos e amigos passa. Aí você continua com a vida do jeito que está e tenta não pensar no assunto.

Cuidado: saudade é sinal de uma fase muito bem aproveitada, superada e vivida. Nostalgia é reconhecimento de que poderíamos ter feito algo a mais.