Sabe quando tua amiga falou “não liga que o mundo é pequeno e gira rápido”? Posso saber o motivo por você não ter acreditado? Na boa, o mundo é uma ervilha anã. E tudo bem que sempre vai ter aconchego por aqui e pra onde quer que você vá, mas volta e meia é necessário confiar e seguir o próprio caminho. Mesmo que você esteja ferida, magoada e cansada. Não importa o caminho, só vai. Segue reto e vira quando tiver vontade. Passa pela esquerda do teu coração e vai reto toda vida. Para quando chover e recomeça junto com o sol.

Coração quebrado dói pra caralho. Não existe Nutella ou vinho barato no mundo capaz de amenizar a dor. Não existe um Netflix com todos os seriados em um dia de chuva que faça valer. Não existe nenhum colo, mimo ou incentivo que dê conforto o suficiente. Mas entre um soluço e outro, segue teu rumo e descobre o tamanho do universo. Só vai. Vai sem maquiagem ou expectativa. Só não desiste do caminho e permita-se surpreender.

Vencer essa coisa que rasga teu peito aí é incumbência tua. Lutar contra a dor tá contigo, porque ninguém mais pode fazer isso por ti. Agora, te motivar e te mandar seguir em frente, é tarefa desse mundão de Deus. Ainda existem todas as 4 estações, chuva, sol e cheiro de cabelo recém lavado. Ainda existem todas as tuas amigas pra te mandar calar a boca quando você começar a falar do fulaninho. E ainda que não resolva, a Nutella e o vinho barato tão aí pra amenizar esse vazio que você está sentindo. O universo tá conspirando pra te ajudar com todas as coisas lindas que tem por aí. Cada vez que você gasta o oxigênio do planeta é uma alfinetada na tua vida amorosa desperdiçada. Repense.

Ah, eu sei que tem todo esse mimimi de conto de fadas pela metade, o príncipe que foi embora, a princesa abandonada… E toda essa pressão de “ter que ter” um mundo cor de rosa incomoda muito – talvez até torne mais difícil o que já está bastante insuportável. Acontece que tem amores e sentimentos que ficam com a gente pra sempre, e precisamos saber como lidar com eles.

Sempre vai ter aconchego por aqui

Não tem macumba que resolva. Pode comprar quantas velas e rosas vermelhas você quiser que nenhuma Pombagira/Exú vai trazer o teu amado de volta. E talvez, nem seja isso que você queira. Francamente, se fosse assim fácil, o mundo ia ficar bem sem graça não é? Quer dizer, quem iria sorrir sozinho no ônibus ouvindo uma música? Quem ia acordar de bom humor em uma segunda-feira apenas por lembrar do final de semana? Realmente acredito que relacionamentos devem ser complicados, até porque você tem que fazer valer.

Não, não é fazer valer à base de Tequila. Cá entre nós, se a tequila desse jeito, José Cuervo seria o novo santo casamenteiro. 

Então acredita em mim, todos já tiveram um coração partido. E todos estão soltos aí no mundão. Eu sei que agora tá doendo. Eu sei que agora tá difícil acreditar. Tem o lance de prometer nunca mais e subir essa guarda tão alta de quase tornar isso verdade. Tem o lance de se tornar impenetrável, insensível e infalível. Eu sei que tem a parte da negação. E a parte de achar que tem controle de tudo. E como eu sempre digo: enquanto o mundo estiver em velocidade, você nunca vai saber quem vai esbarrar com você. Sempre existirão amores ruins, amores passageiros, amores bons de recordar. Mas o mais importante de tudo, sempre existirá você acompanhando todas as voltas que o mundo dá.